terça-feira, 15 de janeiro de 2013

como cuidar de um furão


Furão
é Simpático, agitado e curioso - assim é a personalidade desse bichinho exótico. Se você se interessa, o primeiro passo é escolher direito o seu furão.
na hora de escolher o seu furão procure por um saudável veja se ele tem feridas depois de escolher e comprar seu furão ele  precisa ser registrado no Ibama. se não, seu bichinho pode ser apreendido.
Assim como os gatos, os furões  não precisam de muitos banhos e podem até ser prejudicados pelo excesso de água. Um bom banho por mês ou a cada 15 dias é mais do que suficiente. Eles também podem ser ensinados a fazer as necessidades no lugar adequado, e aprendem rápido se o dono tiver paciência e carinho. 

Curiosos e brincalhões, eles gostam mesmo é de ficar soltos. Mas, na ausência de alguém que possa tomar conta do seu furão, é melhor deixá-lo em uma gaiola de arame resistente, equipada com cama, comedouro e bebedouro, além de bandeja sanitária semelhante às dos gatos. Mesmo quando ele estiver solto, é bom deixar a porta da gaiola aberta, para que o ferret possa ter acesso a ela. Limpe sempre a gaiola, com água e sabão neutro. 

É bom levar seu ferret ao veterinário pelo menos uma vez por ano a cada quatro anos, e de seis em seis meses a partir de então. Além da vacina contra a raiva (antirábica), os furões também devem ser vacinados contra a cinomose. Esta doença costuma ser fatal em 99% dos casos. Os primeiros sinais de cinomose são anorexia, depressão, febre, erupções cutâneas, tosse seca e corrimento nasal. Lembre-se de que as vacinas devem ser específicas para ferrets. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário